facebook button

ATIVIDADES PARA MIÚDOS E GRAÚDOS

aprender ciência
em todo o lado!

 
 
 
marcar uma visita
 

 

  
 

APRENDE CONNOSCO

Os Biocas respondem!

 

 

 

 

 

A sequenciação consiste na determinação da ordem das bases azotadas (adenina, timina, guanina e citosina) numa amostra de ADN. O método tradicional de sequenciação foi descrito em 1970 pelos investigadores Sanger-Coulson e consiste na adição de ddNTPs (didesoxirribonucleótidos trifosfatados) os quais, e ao contrário dos dNTPs (desoxirribonucleótidos trifosfatados), não possuem o grupo 3’-OH, pela enzima DNA polimerase a um fragmento de ADN em replicação.

Em cada reação, um ddNTP é incorporado aleatoriamente na posição do dNTP correspondente, provocando a terminação da polimerização. A inclusão de marcadores fluorescentes com diferentes cores para cada tipo de ddNTP permite a distinção das cadeias truncadas pela respetiva fluorescência.

Sabias que as células podiam ter muitas formas diferentes? Mesmo que pertençam ao mesmo organismo, cada tipo de célula desempenha um papel que nenhum outro tipo de célula pode desempenhar. É por isso que as diferentes partes do teu corpo são constituídas por células também diferentes! Por exemplo, as células dos músculos podem encolher e alongar-se permitindo que o teu corpo esteja em movimento. Existe um tipo de célula no sangue (que pertence ao grupo dos glóbulos brancos) que consegue eliminar bactérias nocivas ou outros microrganismos perigosos. Outro exemplo é o das células nervosas - os neurónios, que enviam mensagens para o teu cérebro e para outras partes do corpo.

  
primeiro contacto

6 - 10 ANOS

Primeiro
contacto

 

  
primeiro contacto

11 - 14 ANOS

Vamos
saber mais

 

  
primeiro contacto

15 - 18 ANOS

Um pouco
mais além

 

TOPO DA PÁGINA