facebook button

ATIVIDADES PARA MIÚDOS E GRAÚDOS

aprender ciência
em todo o lado!

 
 
 
marcar uma visita
 

 

  
 

APRENDE CONNOSCO

Os Biocas respondem!

 

 

 

 

 

A célula é considerada a unidade básica da vida: todos os seres vivos são constituídos por células. Todas as partes do teu corpo - ossos, músculos, pele, sangue, nervos, dentes, cabelos - são constituídos por células tão pequenas que só se conseguem ver ao microscópio.

Dentro de cada célula existem estruturas e compartimentos diferentes, com funções diversas. As células estão envolvidas pela membrana celular (que delimita a célula) e são preenchidas pelo citoplasma (que é uma solução que contém água e outras substâncias químicas importantes para o funcionamento celular). A maioria das células possui também, no seu interior, o núcleo (onde está armazenado o material genético).

Através do sistema nervoso, o organismo estabelece interações com o meio ambiente, nomeadamente através de recetores que captam estímulos, como por exemplo, a luz, o som, o frio, o calor e a dor. O neurónio é a unidade funcional deste sistema.

O sistema nervoso é composto por dois subsistemas interligados, que coordenam a informação entre o exterior e o corpo, o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).

O sistema nervoso central, coordena o corpo, contém o encéfalo, constituído pelo cérebro, cerebelo e tronco cerebral (onde se localiza o bolbo raquidiano) e a espinal medula. O encéfalo encontra-se protegido pela caixa craniana e por uma dupla membrana, as meninges. A espinal medula situa-se na continuação do bolbo raquidiano e encontra-se protegida pela coluna vertebral.

Do sistema nervoso periférico fazem parte os nervos (cranianos e raquidianos) e os gânglios, que levam a informação dos recetores ao centro nervoso e deste para os órgãos efetores. Os nervos são estruturas formadas pela agregação de fibras nervosas. Partem dos centros nervosos e ramificam-se em direção a todas as partes do corpo. Os gânglios são pequenos agregados do corpo celular das células nervosas.

  
primeiro contacto

6 - 10 ANOS

Primeiro
contacto

 

  
primeiro contacto

11 - 14 ANOS

Vamos
saber mais

 

  
primeiro contacto

15 - 18 ANOS

Um pouco
mais além

 

TOPO DA PÁGINA